03
Sobre Homograma.
ho•mo•gra•ma substantivo neutro 1. contagem dos elementos homoafetivos que produzem arte. 2. imagem tridimensional produzida com feixes de luz criando uma realidade inexistente. 3. (gíria) um grama de homossexual.
A Homograma, novo nome da Cubo Cultural, está sediada em São Paulo e se tornou uma plataforma de gestão e produção de projetos culturais e criativos, composto por um núcleo criativo que realiza suas próprias produções artísticas e pela produtora que assessora artistas LGBTQIA+ na gestão de suas atividades.
Em Audiovisual, lança em 2022 a websérie "Bysha, tu acha?" na plataforma #CulturaEmCasa com apoio do ProAC LGBTQIA+, e o videoclipe "Frito, Berro, Agito" de JOMA. Em 2023, lança "Partindo do princípio de que a Terra é plana, sou toda curva e desvio", com direção de Victor Di Marco, parceria da FUNARTE e apoio do ProAC de Produção de Dança e Performance.
Nas Artes Cênicas, estreiam em 2018 o espetáculo "Rituais do Sofrimento" no Viga Espaço Cênico, com direção e produção de Pedro Leão e, em 2019, assumem a co-produção do espetáculo solo "E.L.A" de Jéssica Teixeira, que circulou pelos principais festivais de Teatro do país em 2022, entre eles a MITsp, FIT Rio Preto, FIT BH, FIAC Bahia e Festival de Curitiba, realizando sua primeira saída internacional para o International Women Playwrights Theatre Festival in Istanbul, na Turquia.
Desde 2020, seguem com a pesquisa da quadrilogia "Agridoce", que teve sua primeira montagem homônima contemplada pelo edital SESC Rio e integrando o Festival FAROFFA e, em 2022, a segunda montagem "Pequeno Monstro", vencedora do Prêmio Neide Rodrigues Gomes pelo histórico de obras LGBTQIA+ e do I Edital de Múltiplas Linguagens de São Paulo, estreou no Teatro Alfredo Mesquita. Há ainda a estreia do primeiro solo de JOMA "LOVE+", que levou ao EP inédito do artista a partir do trabalho produzido para o espetáculo. Culminou ainda em show inédito, estreado no Centro Cultural da Diversidade, no ano seguinte.
PEDRO SILVA
Mestrando em Economia e Política da Cultura e Indústrias Criativas pela UFRGS em parceria com o Itaú Cultural, pós-graduado em Gestão Cultural pelo Centro Universitário SENAC e graduado em Teatro pela Universidade Anhembi Morumbi, com cursos complementares no Itaú Cultural, Fundação Getúlio Vargas e SP Escola de Teatro.
Experiência em Gestão de Projetos Culturais e Sociais, captação via patrocínio direto, editais e leis de incentivo, Tour Manager na área de música e gestão de Espaço Cultural, além da produção e programação de Mostras e outros eventos artísticos e culturais e a realização de atividades de formação com pessoas em situação de vulnerabilidade social. Integrou a diretoria do Instituto N de Arte e Cultura (INAC), entre 2013 e 2016.
Desde 2018, leciona sobre Leis de Incentivo e Políticas Públicas para a Cultura, em instituições como SENAC, SP Escola de Teatro, Museu da Diversidade, Universidade Anhembi Morumbi e Casas de Cultura de São Paulo. Integrei as comissões de seleção de projetos do ProAC Lei Aldir Blanc, do ProAC Direto e do Prêmio FUNARTE de Estímulo ao Teatro.
JOMA
Cursando a Especialização em Comunicação, Diversidade & Inclusão da PUC Minas, é crescido nos palcos como ator e performer e mora em São Paulo desde 2010, onde se formou em Bacharel em Teatro. Desde 2013, esteve em cena em diversos espetáculos como "LOVE+", solo com direção de Jéssica Teixeira, "Agridoce", com direção de Pedro Leão e "As Bruxas de Salém", com direção de Simoni Boer.
Recebe destaque ao ser contemplado com o Prêmio Aldir Blanc da Cidade de São Paulo, em 2020, com o Prêmio a Profissionais da Cultura do ProAC, em 2021. Com o ProAC LGBTQIA+ produziu sua primeira série audiovisual, "Bysha, tu acha?", entrevistando personalidades da comunidade e que teve a primeira temporada lançada em Junho de 2022, na programação do mês do Orgulho da plataforma #CulturaEmCasa.
Lançou seu primeiro EP autoral "LOVE+" em 2021, com o clipe "Frito, Berro, Agito" e, no ano seguinte, realizou a estreia como cantor nos palcos com show no Centro Cultural da Diversidade, em parceria com a Parada do Orgulho LGBTQIA+ e com o apoio do Edital de Múltiplas Linguagens de São Paulo e inicia sua turnê.